Postagens populares

sexta-feira, 29 de abril de 2011

IO, CLAUDIUS


 “Baseado No Romance Histórico de Robert Graves, escrito por Jack Pulman. "Eu, Cláudio" relata a história épica do Império Romano desde o poderoso Augusto à loucura de Calígula, tornando-se uma das mas intrigantes lendas da história. "Eu escrevo aqui, a minha história, a história da minha família e o fim da República. E quando tiver terminado irei lacrá-lo e escondê-lo onde ninguém o encontrará... por 1900 anos ou mais..."

Elenco:
Derek Jacobi ... Claudius 
George Baker ... Tiberius 
Margaret Tyzack ... Antonia 
Siân Phillips ... Livia 
James Faulkner ... Herod Agrippa 
Brian Blessed ... Augustus 
John Hurt ...
Caligula
Fiona Walker ... Agrippina
David Robb ... Germanicus
Patrick Stewart ... Sejanus
Fonte: filmes épicos                   
 A vida do imperador Claudius é fascinante... ele narra o cotidiano dos imperadores romanos sob um ponto de vista privilegiado aos escritores da época, pela sua proximidade parental. Ao contrário de Titus Lívio, que enfatiza as batalhas de Roma, da honraria dos seus generais de campo, do poder de seus imperadores, dentro de um contexto geo-político amplo, Claudio trata da memória dos seus familiares, da disputa de poder interna pelo controle do império, das tramas políticas, dos amores e dos temores daquelas pessoas, quase num relato de micro-história, se não fosse a relevância de seus personagens...  
Seus escritos deveriam ser esquecidos por 1900 anos, segundo seu desejo, e encontrados por historiadores do futuro. Nestes escritos, encontramos passagens que acompanham o Império Romano, de Augusto à Claudio, que chega a conhecer seu suscessor ao trono... seu sobrinho Nero. Personagens fortes como Tibérius e Caligula são retratados quase que intimamente, por Claudio. Essa série é realmente um clássico dos anos 70, retratando a composição da obra de Claudius, uma fonte primária fundamental para o estudo histórico do final da república e da constituição do império em Roma. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário